Sangue
Do pe360graus
UFPE faz campanha para aumentar estoque de sangue do Hemope
O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin-UFPE) está mobilizando seus alunos, professores e funcionários para a campanha de doação de sangue. O objetivo é contribuir com o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (Ccen) divide a parceria da iniciativa.
A iniciativa da campanha partiu de um grupo da disciplina Informática e Sociedade, que pretendia fazer algum trabalho em benefício da comunidade. A aluna Grasielle Valença explica que a idéia era relacionar a informática com a inclusão social, além de fazer com que a ajuda não ficasse restrita à sala de aula.
Os organizadores da ação lembram que os doadores estão convocados a comparecer à sala de convivência do Cin, na próxima quinta-feira (27), durante todo o dia, onde serão recebidos por profissionais do Hemope.
Todo ano falta sangue durante o Carnaval porque aumenta demanda nas emergências públicas e particulares. Tem gente que não doa porque acha "se doar uma vez tem que ficar doando sempre senão o organismo não pára de produzir sangue", e muitas outras crenças, que não podem ser chamadas de ignorância, mas de má orientação. Não existe sangue ruim pra doação. Se um parente está precisando e seu sangue não é compatível, doe assim mesmo. O banco de sangue usa outra bolsa e aproveita o seu sangue em outro paciente. Tem mais: se você quer saber se tem AIDS, Hepatite B ou C, Doença de Chagas, tudo será pesquisado de graça no material doado, e se der positivo, eles avisam. Conheço muita gente que descobriu que tinha hepatite, doença de Chagas, anemias raras, dessa maneira. Devido à velocidade de regeneração do tecido sanguíneo, homens podem doar quatro vezes por ano, enquanto mulheres apenas três (elas já fazem uma "doação" mensal involuntária).
Em Pernambuco, você pode ligar pro HEMOPE e agendar o horário da doação, se for alguém muito ocupado. O telefone é 1525.
terça-feira, janeiro 25, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário