Globo Repórter
Sobre células-tronco. Maravilhoso. A parte da Graziela Azevedo merecia um prêmio: realista, detalhado sem ser complicado, citou todos os riscos. Citaram pacientes tratados que tinham Lúpus Eritematoso Sistêmico, Diabetes mellitus Insulino-dependente, Esclerose Múltipla, leucemia, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Parkinson, Infarto Aguo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral. Em nenhum dos casos falou em CURA, é muito cedo. Mas a remissão persiste.
Animador saber que existem células-tronco à disposição nos cordões umbilicais e que dentro em pouco o banco de cordões mostrado (Rede Brasilcord) poderá fornecer células para qualquer lugar do país. No dia seguinte dei plantão na sala de parto e vi cordões indo pro lixo enquanto a auxiliar de enfermagem dizia "doutora, a cura da minha diabetes está aí". Ela tem DM insulino-dependente e viu a reportagem. Eu bem que tentei entrar no chat da Globo pra conversar com a especialista, mas a conexão não colaborou.
Pra quem quiser, o texto completo da reportagem sobre células-tronco está no site do Globo Repórter.
E quem se interessa por essas matérias pode solicitar o envio de newsletters pera seu e-mail para não perder um programão como esse último.
Se você perdeu o Globo Repórter na TV Globo, não deixe de assistir às reprises do programa na Globo News. Veja os horários:
Sábado, às 9h05
Domingo, às 13h05
Endereços úteis:
INCA_ Institututo Nacional do Câncer
Centro de Transplante de Medula Óssea
Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME)
Central de Transplantes de Pernambuco
Da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO)
Passos a serem cumpridos
1 - Quem quiser ser doador de medula óssea e outros precursores hematopoéticos deverá buscar, por telefone, email ou pessoalmente, na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos - CNCDO de seu estado, informações a respeito de como proceder para realizar seu cadastro de doador junto ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea -REDOME.
2 - De posse das informações prestadas pela CNCDO e com o endereço do Hemocentro de referência, o voluntário deverá dirigir-se a este Hemocentro, onde receberá informações adicionais sobre o processo de doação de medula óssea, firmará um Termo de Consentimento e se submeterá à coleta de sangue para a realização da 1ª fase dos exames de histocompatibilidade (HLA).
3 - Após o procedimento, o voluntário ficará ciente e de acordo com uma futura eventual chamada pelo Hemocentro, caso venha a ser selecionado como possível doador para determinado receptor.
Na Portaria GM/MS nº 1315, de 30/11/00, foi estabelecido em seu Anexo I, o Fluxo de informações, tipificação e cadastro de doadores no registro nacional de doadores de medula óssea-REDOME.
Pernambuco
Dr. Josemberg Marins Campos
Rua Henrique Dias s/nº - Prédio Sede do IPSEP - Derby
CEP: 52010-100 - Recife - PE
Fone: 0800-2812185
Fone: (81) 3421-1311 / 3423-2357
Fax.: (81) 3421-1311
Página web: www.fisepe.pe.gov.br/ctp
email: ctranspl@fisepe.pe.gov.br
quinta-feira, janeiro 20, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário