sexta-feira, fevereiro 04, 2005

O jeito William Bonner de ser

Uma coisa que sempre me chamou atenção na maneira de apresentar do Bonner foi como ele parece que está explicando a notícia pro telespectador. O agente Eduardo comentava "já imaginou ele ensinando a lição pros filhos, com esse jeito de professor?". Pois não é que uma pessoa consegue, durante um assalto, parar pra dizer que "não tem dólares já que mora no Brasil"? Só Bonner.

Essa matéria é do Diário da Borborema.


Casa de apresentadores é invadida por ladrão no RJ
Jornalistas foram rendidos por um homem armado de pistola que roubou joiás, dinheiro e celulares
Rio - A casa dos jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes, que fica no condomínio Jardim da Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foi assaltada na madrugada de ontem. O ladrão, armado de pistola, surpreendeu o casal dormindo, e fugiu levando jóias, dinheiro, celulares e um laptop. Ele não reconheceu os apresentadores do "Jornal Nacional", da TV Globo.

O crime foi por volta das 2 horas. A polícia ainda não sabe como o assaltante entrou no condomínio, que tem guarita e seguranças. Na residência, desprovida de alarme ou câmeras, ele não encontrou dificuldades: a janela da lavanderia, que fica dentro da casa, estava protegida apenas com uma tela antimosquitos.

O bandido pulou para dentro e subiu as escadas, até o segundo andar. O primeiro quarto que avistou foi o de Bonner e Fátima. Ele então anunciou o assalto e pediu "dólares, reais e ouro", conforme contou o jornalista. Bonner respondeu que não tinha dólares, "já que mora no Brasil", e lhe mostrou onde estavam as jóias.

O apresentador chegou a tentar imobilizá-lo: "Passados cerca de 45 minutos sob a mira de uma pistola, desesperado com o que poderia ocorrer com minha família, contrariei todas as recomendações de autoridades policiais, em que verdadeiramente sempre acreditei. Num momento de distração do assaltante, tentei desarmá-lo. Não consegui. Após um princípio de luta, sofri uma contusão no cotovelo direito", relatou Bonner, em nota divulgada pela emissora.

O invasor lhe deu ainda um tapa no rosto, e avisou: "Não faça isso, senão eu te mato." O apresentador disse que ficou traumatizado. "Felizmente, o assaltante manteve o sangue frio. Não atirou. Deixou apenas prejuízos materiais e um trauma de que queremos nos livrar o mais rapidamente possível." O ladrão trancou o casal no banheiro e fugiu, ainda não se sabe como nem para onde. Os dois conseguiram se libertar com a ajuda da empregada, que estava em seu quarto e não foi rendida. Bonner então telefonou para a TV Globo e pediu para que alguém acionasse a polícia.

O delegado da Barra da Tijuca, Eduardo Baptista Filho, foi pessoalmente à casa e acompanhou o trabalho dos peritos, que coletaram impressões digitais. Os filhos trigêmeos do casal, Laura, Vinicius e Beatriz, de 7 anos, dormiam durante o assalto. Eles só acordaram hoje de manhã, quando os policiais já haviam ido embora.

Baptista acredita que o criminoso não planejou o roubo, e sim aproveitou a janela aberta. Para ele, é possível que seja uma pessoa acostumada a circular pelo condomínio, como um empregado ou um conhecido. Uma hipótese é que o rapaz tenha entrado pela Lagoa de Marapendi, que fica atrás do terreno, ou que trabalhe lá e tenha ficado até de madrugada para assaltar. Segundo Baptista, no condomínio, que só tem casas, há imóveis mais luxuosos do que o dos jornalistas.


Nenhum comentário: