Do Por falar nisso
Como tem tudo a ver conosco...
O E.T. assaltante
José Mattos
A gente lê muito sobre a existência de dois brasis e passeando nas ruas das nossas cidades ou viajando também se constata esta divisão. Mas, é difícil uma prova provada tão indiscutível quanto a revelada ontem por William Bonner ao relatar o assalto ocorrido em sua residência. Bonner disse que o ladrão a certa altura perguntou-lhe a profissão.
O ladrão simplesmente não reconheceu a Bonner e a Fátima Bernardes dois rostos presentes o ano todo em vários milhões de casas brasileiras. Não reconhecê-los significa não ter a menor intimidade com o Jornal Nacional e é lícito supor que quem não reconhece este casal não tem o menor contato com o Brasil institucional, o Brasil em que eu e você vivemos.
É difícil até pensar qual assunto será possível conversar com um indivíduo com tão pouca relação com as referências que nós usamos para nos comunicar. Eu posso estar exagerando, mas se ele não reconhece o rosto, a voz de William Bonner e nem a Fátima Bernardes é plausível que ele não reconheça também a Ronaldo, Ronaldinho, Lula, Roberto Carlos e outras figuras que de quem vemos imagens todos os dias em todos os meios de comunicação e publicidade. E não reconhecer a esta gente é ignorar todo o contexto cultural, social, midiático, imaginário, iconográfico do Brasil que “nós” habitamos.
Em uma entrevista há algum tempo, me disse o Sergio Chapellin, o William Bonner da época, que era absolutamente impressionante o nível de reconhecimento dos apresentadores do Jornal Nacional. Maior até do que dos atores protagonistas das novelas, porque estes têm o seu reconhecimento maior ou menor dependendo de se estão ou não na novela da vez enquanto os apresentadores passam o ano todo no ar, sem possibilidade de descansar a imagem pública.
Para realçar ainda mais o insólito da situação de não reconhecimento dos dois rostos mais presentes na tv brasileira, o assalto foi realizado no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e, portanto o ladrão é morador da mesma cidade se não for vizinho deles. E, apesar, disto habita um outro planeta.
Em resumo, William Bonner e Fátima Bernardes foram assaltados por um E.T.
sábado, fevereiro 05, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário