sexta-feira, março 04, 2005

Sobre o Oscar

A Gil perguntou sobre o Oscar. Aí vai:

Melhor Filme: Menina de Ouro
Só assisti "Ray", mas estava torcendo por "Menina de Ouro". Adoro histórias de vitórias pessoais. Se tiver um mentor então, amo! (acho que vou adorar "Menina de Ouro").

»Melhor Ator:Jamie Foxx (Ray)
CLARO que eu estava torcendo pelo Jamie. Desde "Colateral" que me encantei por ele. Gosto muito de Depp (de "Anjos da Lei" a "Piratas do Caribe"), acho DiCaprio um excelente ator (vide "Diário de um adolescente", "As filhas de Marvin", esqueça "Titanic") e o Clint mora no meu coração desde "Os imperdoáveis". Mas o prêmio foi para o melhor, tenho certeza.

»Melhor Ator Coadjuvante:Morgan Freeman (Menina de Ouro)
Não vi, mas o Morgan é um daqueles atores que me fazem assistir qualquer filme, só pela presença dele. "Um sonho de Liberdade" é , provavelmente, meu filme predileto. E olha que Red era irlandês (negro!).
Para todos os outros indicados, mais talento no próximo ano.

»Melhor Atriz: Hilary Swank (Menina de Ouro)
A Annette Bening é uma atriz querida (perdoem-me os puristas, mas eu adoro "Meu querido presidente", e não só pelo Michael Douglas). Juro que esperava ver novamente a tromba da Kate Winslet ao perder a estatueta. Vocês lembram da expressão dela quando a Juliete Binoche ganhou por "O paciente Inglês"? Foi no ano de "Titanic". Parecia a atriz mais injustiçada da história do cinema (quando quem devia ficar com raiva era a Lauren Bacall, favorita por "O espelho tem duas faces"). Devia ser pra fazer parzinho com o DiCaprio, que naquele ano, recusou-se a comparecer à cerimônica porque não havia sido indicado por "Titanic". Patéticos.
Aliás, aquele foi o ano do despeito. A Barbra recusou-se a cantar a música indicada de "O espelho tem duas faces", de sua autoria, porque não havia sido indicada como diretora pelo mesmo filme. Apesar dos pesares, é um dos meus mais amados filmes. Inclusive pela presença da Mimi Rogers. O papel se encaixa como uma luva. E eu adoro o Pierce Brosnan. (Ai, ai, lá se foram minhas poucas leitoras).

»Melhor Atriz Coadjuvante: Cate Blanchett (O Aviador)
Eu a chamo de atriz-camaleoa. Maravilhosa. Se você acha que ela é sempre a mesma, assista "Vida bandida" e "Cançao da esperança". A Natalie Portman está na minha lista desde "O profissional". Alguém que ofusca o Jean Reno merece atenção. É
é, eu acho aquele cara um charme!

»Melhor Diretor: Clint Eastwood (Menina de Ouro)
Juro que esperei mais uma sessão de flexões no palco (vocês lembram?). Lamentei muito pelo Martin (e pela agente Vicky, que estava numa torcida danada), mas aquele caubói mereceu.
Uma banana pro estúdio. Lembram da reportagem que postei, contando que ele precisa lutar por cada filme dele?

O melhor foi a entrega do prêmio. A Julia Roberts tem três defeitos (pra não ser perfeita): o péssimo gosto pra nomes pros filhos, trocar demais de namorado e o andar. Como uma mulher podre de rica como aquela não contrata um personal walker? Quando deram a geral com câmera no palco eu fui dizendo "Que mulher do andar mais...é a Julia Roberts, aposto!". Ainda assim, tenho certeza que todos os indicados queriam ter ganho aquele beijo na boca.

»Melhor Animação: Os Incríveis
Particularmente, eu adorei "Shrek 2". Sei que as músicas e o roteiro ajudaram bastante. Que o filme é legal? Sem dúvida. Mas deu saudade de "Procurando Nemo" ('continue a nadar, continue a nadar').

»Melhor Canção: Al Otro Lado Del Río (Diários de Motocicleta)
Eu estava torcendo por Accidentally In Love (Shrek 2), é contagiante. Ainda não tive o prazer de ouvir a vencedora dignamente ( o Banderas não me entusiamou). E quero, sim, ouvir a francesa Look To Your Path (Vois Sur Ton Chemin) (A Voz do Coração). Pra praticar meu quase extinto francês.

»Melhor Som: Ray
Obviamente "Os Incríveis" tinha que ser indicado, mas naquela cena do grilo, com o som da carroça, da respiração da mãe em "R'ay", eu soube. E disse isso pra Vicky. Da mesma forma que quando ouvi "Colors of Wind" em 'Pocahontas'. "Essa ganha o Oscar". Eu raramente digo isso, mas quando digo...é batata!

»Melhores Efeitos Visuais: Homem-Aranha 2
Se você vir os extras de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (e eu vi), vai entender a máxima de Spilberg sobre efeitos especiais. Ele diz algo como "efeitos especiais devem fazer parte do filme, e não parecer especiais". Eu torcia pra "Eu, Robô", mais pela simpatia do filme (assisti três vezes em dois dias!), mas "Homem-Aranha 2" tira o fôlego. Quando o filme acabou eu tive vontade de gritar "eu quero mais" (mas falei baixinho).


»Melhor Roteiro Original: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
A Vicky fala tanto desse filme que eu tenho que assistir antes de morrer. Espero que não seja depressivo, senão vai ter que esperar.

»Melhor Roteiro Adaptado: Sideways – Entre Umas e Outras
Estou louca pra assistir "Antes do Pôr-do-Sol", de tanto que a Vicky fala dos diálogos. "Em Busca da Terra do Nunca" precisa ser visto (e revisto) porque adoro Peter Pan graças a Monteiro Lobato. Infelizmente não pude lê-lo no original, como a Gal. Mas temo abandonar minha abstinência se assistir "Sideways".

Quando ao Chris Rock, tchau e benção!

Nenhum comentário: