quarta-feira, março 09, 2005

Plantão da Segunda
Depois daquele caso de cólera, toda diarréia é suspeita. O pior é que apareceram às pencas, adultos também. Um cara apresentou convulsões durante um curativo no posto, 29 anos e me vem com a mãe, que presenciou a crise, ela não queria descrever a crise porque pode ser "aquela doença". "Qual?". Ela cochichou no meu ouvido: epilepsia, como se fosse contagioso só de ouvir. Ainda tem gente que acredita nisso, viu?
Imagina então a mocinha que chegou convulsionando, essa sim portadora de válvula intracraniana. com febre, dor de cabeça e vômitos. Devem pensar que a baba é contagiosa, não duvido. Foi pra descartar uma suspeita de meningite.
Foi o dia dos casos neurológicos. Um garoto na véspera de seu aniversário caiu e bateu com a cabeça. Parecia um machucadinho, mas ao examinar, havia um afundamento de calota craniana e vômitos, muitos. Foi passar o aniversário no hospital da restauração, com o neurologista pediátrico, com traumatismo crânio-encefálico.
Sem falar naquela enchente de consultas clínicas, porque, é claro que o prefeito inaugurou a tal policlínica, mas NÃO TEM MÉDICO! Políticos...
O ponto alto foi uma "mãe", com uma nenê de seis meses, há uma semana com diarréia (com muco e sangue), febre e vômitos. Sabe aquela descrição do quadro de desidratação, olhos encovados, pele sem elasticidade, moleira afundada? Era a menina. E a filha da "mãe" há uma semana sem dar nem soro caseiro. Claro que não dava de mamar. E muito tranquilamente me disse "eu não ia trazer, mas minha sogra ficou aborrecendo, dizendo que a menina tava mal". Deu vontade de estrangular. E não fui só eu. As enfermeiras nem se preocuparam em disfarçar. "Você quer matar sua filha, é?".

Nenhum comentário: