quarta-feira, fevereiro 04, 2004

04.02.04
Não escrevi ontem porque apaguei. Conheci a área da nova equipe (bem menor porque é mais povoada). Surpreendentemente há apenas UM caso de tuberculose diagnosticado. Numa população tão concentrada espera-se mais. Já comecei a atender, inclusive uma prima minha em qualquer grau (desisti de entender a genealogia da família).
Dei plantão hoje na Unidade de Pronto-Atendimento Municipal até 1 hora e depois fui pro posto atender.
Como a Prefeitura tem dificuldade de conseguir médicos, permitem que em um horário do PSF, fiquemos atendendo na urgência. É bem organizado, limpo, mas o fluxo um pouco descontrolado.
Era de se esperar que uma urgência, com um posto de saúde ao lado, recebesse só urgências. Como em todo lugar, existem pessoas que têm queixas de ambulatório (uma dor que vem e vai, uma coceira, etc) que não querem esperar um dia ou algumas horas pelo atendimento no posto e dizem que é uma emergência. Sinceramente, isso também acontece no serviço particular (e é até mais difícil convencer o usuário a procurar o médico da família), mas não entendo por que alguém fica HORAS esperando por um atendimento de DEZ minutos de um médico que nunca lhe viu, nem vai ver de novo. Por mais que se queira dar atenção, há outras pessoas, com dor, asma, febre, aetc. Atendi um senhor com Pênfigo bolhoso, um deleite para quem gosta de Dermatologia. Doença de caráter recessivo, onde se apresentam bolhas em toda superfície do indivíduo, com descolamento da epiderme, onde ocorre infecção secundária. Ele NÃO estava com nenhuma infecção, só queria uma receita de pomada para QUANDO acontecesse. Um caso clássico. Sem falar no rapaz com TRÊS SEMANAS de diarréia, sem desidratação, vômitos ou febre. A investigação é através do posto, os exames só devem ser solicitados no posto (Parasitológico de fezes não é considerado exame de urgência), emergência é a dor, a desidratação.
Junte a esses casos (a maioria) a um surto de diarréia (moscas aos milhares) e casos suspeitos de Dengue. Chuva, enchente, alagado. Até que Leptospirose não é comum aqui. A coisa que mais disse hoje foi: “Procure o posto de Saúde pra fazer o acompanhamento” , “a cada atendimento na urgência é um médico diferente”. E ainda existem os “clientes”, com asma e “pra tomar benzetacil”, sendo que se auto-diagnosticam e se auto-prescrevem. Tem gente que toma benzetacil até pra desinflamar!
Vou terminando porque ainda estou desenhando cartazes pra palestra de Hipertensão de papai. Consegui um quadro-negro pra levar pro meu posto, e comprei giz colorido. De volta ao blá,blá, blá. Comunidades do mundo, instrui-vos!
Amem-se uns aos outros, mas deixa Ado que é meu!

Nenhum comentário: