Hoje fui ao posto. A unidade, que tem duas equipes, está em reforma, até o fim do mês. Estamos num centro social.
Não há enfermeira na minha equipe há dois meses (foi emprestada pra papai), a gerente da unidade é enfermeira da outra equipe e está segurando as pontas. Pareceu-me sobrecarregada, embora pareça muito experiente. Tinha um relatório sobre as atividades da unidade em 2003, caracterização da área, etc. Apresentou-me a lista de hipertensos e diabéticos com quantidade de medicação necessária para um mês. Tem um grupo de idosos e a proposta de uma caminhada. Ainda não temos grupos de HAS/DM.
A prevenção está temporariamente suspensa, devido à reforma. Os principais problemas são gestação na adolescência, alcoolismo, crack, maconha, grande número de hipertensos, tuberculosos.
virá uma enfermeira para mim esta semana (espero). Só então reuniremos a comunidade para nos apresentarmos. Só então posso traçar estratégias. Algumas coisas são diferentes aqui, o pré-natal é só com o médico, existem medicações injetáveis ministradas na unidade. Ainda que eu quiser fazer diferente, há outro médico e invariavelmente haverá comparação.
Um dia de cada vez. Amanhã vou andar quilômetros (literalmente). Talvez compre uma bicicleta no próximo mês.
quinta-feira, janeiro 22, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário